Entendendo o famoso ISO

O obturador é relacionado ao tempo de exposição;

diafragma à intensidade desta exposição;

Já o ISO por sua vez é relacionado à sensibilidade do sensor.

Antigamente, conhecido como ASA, encontrávamos a indicação do ISO nas caixinhas. Até hoje eu uso câmera analógica e quando compro o filme, escolho a sensibilidade. Se o filme é mais sensível, quase sempre é mais caro.

A maioria das câmeras digitais tem o índice de exposição em múltiplos valores ISO. Por exemplo, ISO 50, 100, 200, 400 e por aí vai.

Quanto menor o ISO, menor é a sensibilidade do sensor e também menor o ruído. Mas aí é preciso bastante luz para a foto ficar clara. Isto pode ser obtido por uma iluminação natural ou iluminação controlada.

ISO

Com o ISO mais alto, mais sensibilidade à luz e mais ruídos. Situações noturnas, por exemplo, costumam pedir um ISO alto.

Até então meu entendimento admitia que ISO alto era sinônimo de foto com ruído e, por isso, ruim. Mas eu andei lendo o blog da Claudia Regina e cortei pela raiz todo esse meu preconceito com o ISO alto.

Acontece que ruído só é ruim de verdade em ambiente mal iluminado. Se você está num ambiente com boa iluminação à noite, pode subir o ISO sem medo. Já se o ambiente estiver com pouca iluminação, a dica é: miga, melhore sua iluminação!

É melhor você ter um momento lindo registrado numa foto com ruído do que perder o momento porque não queria subir o ISO, né?

Mas se ainda assim você quiser usar o ISO baixo em um ambiente com pouca luz só para obter uma foto com menor ruído, o ideal é deixar o obturador mais tempo aberto. Mas saiba que as chances das suas fotos saírem tremidas é bem alta.

câmera-parada-e-objeto-em-movimento

Solução: usar um tripé para não mexer a câmera. Mas se o objeto estiver em movimento não vai adiantar nada. Por isso sobe esse ISO para não ter que usar uma velocidade baixa do obturador e melhora a iluminação desse ambiente.

TESTANDO

Aqui à noite eu deixei dois momentos do dia com luz natural (fim da tarde) e luz artificial (à noite na minha sala). Lembrando que deixei a velocidade do obturador e a abertura fixos!

Percebam a mudança do ISO e o resultado da foto:

Fim-de-tarde-ISO

Já à noite:

noite

Percebam que o ISO altíssimo quando em condições de boa iluminação, não aparece com muitos ruídos.

Resumo 1: vamos abusar do ISO.

Resumo 2: a imagem abaixo compila as três funções mais importantes da câmera pra se começar a fotografar com uma DSLR.

RESUMO

Espero que tenham gostado e entendido também. Qualquer dúvida ou sugestão ou reclamação, podem comentar aqui embaixo.

Seguem os três posts feitos sobre iniciando no mundo da fotografia. 🙂

POST 1:  O QUE É UMA CÂMERA DSLR?

POST 2: Entendendo Obturador e Diafragma!

POST 3: Entendendo o famoso ISO!