Afinal, o que é uma câmera DSLR?

Canon EOS Rebel T3. Esse é o modelo da minha primeira câmera digital profissional.

Sempre gostei de fotografias, mas nunca pensei em ser fotógrafa. Depois de algumas frustrações com minhas câmeras compactas, que já não funcionam mais, minha única câmera era uma Insxtax da Fujifilm, que me fazia gastar muito dinheiro com filmes.

instax-canont3-film-camera

O dinheiro que eu gastava comprando esses filmes já dava para comprar duas câmeras de novo. Então resolvi consagrar a Instax para momentos mais sentimentais e menos cinematográficos. Pesquisei muito sobre marcas, modelos e preços, testei os modelos das câmeras profissionais de amigos e reunindo argumentos e dilmas finalmente comprei a Canon T3. E estou felicíssima.

Ansiosa do jeito que sou, não gosto de ler manuais. Peguei a câmera e fui fotografar. Em 9 dias, tirei mais de mil fotos. Exatamente: mil fotos. Umas 10 bacanas e outras muito aleatórias. Explorei a câmera o suficiente para saber que não sabia usá-la da maneira correta. Comecei a estudar um pouco mais sobre seu funcionamento e decidi fazer textos sobre o que aprendi.

SLR e DSLR

Pois bem, todo mundo já ouviu ou leu em algum lugar essas siglas ao buscar algo sobre essas “câmeras grandes que tiram fotos bacanas”. SLR, em inglês, significa single-lens reflex e DSLR é digital single-lens reflex. Isso quer dizer que essas câmeras possuem um mecanismo de espelhos em que a informação recebida pelas lentes e transmitida ao visor*. Antes, ao tiramos fotos, a imagem ficava registrada nos filmes. Agora existe o sistema mecânico de espelhos, que é associado ao registro digital. Este sistema de espelhos é que faz a câmera ser mais volumosa do que as câmeras digitais compactas.

DSLR-SLR

Na ilustração abaixo dá para entender o tal mecanismo dos espelhos. A seta indica a direção de entrada da luz na câmera para formação da imagem e que aparece no visor analógico.

como-funciona-DSLR-SLR

A luz passa pela lente, é refletida pelo espelho, depois segue para o pentaprisma e em seguida a imagem é percebida no visor óptico. Essa imagem é a foto. Pode parecer óbvio, né? Explico.

É que antigamente, as câmeras pré-SLR, chamadas de Point and Shoot, não tinham esse sistema de espelhos. Daí que a imagem vista no visor nem sempre era correspondente ao que saía na foto. Por isso o reflex da sigla, exatamente por conta do reflexo da imagem.

O sensor (3) é o principal responsável por fazer esta imagem ser formada. Se em nossos olhos, a retina é quem traduz a luz em imagem, na câmera esse é o papel do sensor. Por isso que ele é super sensível e bastante protegido pelo obturador (que falo em outro post). De modo geral, esse é ofuncionamento do sistema SLR.

DSLR x Câmeras Compactas

Já nas câmeras compactas a imagem vai direto pro sensor, não tem esse sistema de espelhos e pentaprisma. Por isso o tamanho menor. Também é por causa do tamanho da câmera compacta que o sensor é menor e já nas câmeras DSLR, maior. Daí a gente passa a entender aquela famosa frase: “Nossa! Nessas câmeras grandonas, a imagem sai tão bonita!”.

Sensor

Acontece que como é o sensor que “traduz” a luz em imagem, de modo geral, quanto maior o sensor mais pontos de luz real ele capta e, por isso, a imagem sai mais “bonita”. Olha só essa imagem abaixo com tamanho de sensores das câmeras. As câmeras compactas são os quatro espaços menores. Dá pra ver que varia também o formato.

sensor-t3-camera-dslr-slr

Lembram das câmeras analógicas que não podíamos abrir o compartimento do filme, senão queimava tudo? Pois é, nas câmeras DSLR o sensor é correspondente ao filme e por isso ele fica na parte do corpo da câmera, bem protegido, longe de luz.

É claro que não apenas o sensor é responsável pela qualidade da imagem. Entender as possibilidades de uma DSLR e saber manusear as funções, combinando-as, é que fazem uma boa foto. E cabe ao fotógrafo a sensibilidade de captar as melhores cenas nos melhores ângulos.

Eu ainda estou na primeira fase, a de entender minha câmera.

Se você tá lendo esse post até aqui, é porque tá com vontade de aprender mesmo. Não adianta ter preguiça de estudar. Pra quê investir numa câmera dessas se você…

vai tirar fotos sempre no modo automático? Se for pra tirar foto em modo automático, melhor comprar uma compacta que vai te facilitar muito mais a vida e ainda te dar resultados de fotografia compatíveis com sua vontade de tirar foto. Se for comprar uma DSLR, explore bastante sua câmera, tire bastante foto e teste bastante ângulo, enquadramento, luz, foco…

quer comodidade em transportar? Como disse, as DSLR são câmeras mais robustas devido ao sistema interno. Essa é uma desvantagem. E, portanto, não dá pra sair com uma câmera dessas pra qualquer lugar, pois exige um transporte mais cuidadoso e com espaço! Não compre uma DSLR se você quer facilidade no transporte ou se tem preguiça de cuidar dos equipamentos.

…quer só ostentar? Se a ideia principal não é exclusivamente tirar boas fotografias, mas apenas registrar os momentos, eu aconselho a comprar uma Instax da Fujifilm ou uma Lomo. Estas são mais baratas, tiram fotos bacanérrimas e têm um corpo bem estiloso e moderninho. Você vai arrasar! As DSLR são caras e quando você compra sua primeira câmera, já começa a entender a troca de lentes, as funções… Daí você aos poucos (ou rapidamente) mais pobre fica. É sério!

Então, se você quer fotografar com qualidade, compre uma DSLR, sim! *__* Mas por favor, não se ache O fotógrafo porque tem uma câmera dessas e evite criar aquelas páginas toscas de Fulano – Fotografia, porquê provavelmente você ainda não é fotógrafo, a gente apenas tira umas boas fotos no fim de semana, cara! Mas como eu não curto cagação de regras, faça o que quiser porquê a vida é sua.

Explore bastante e divirta-se! Todas essas informações peguei da internet e de algumas revistas. São bem básicas, quase que superficiais. Mas acho que dá pra ter uma noção bacana. Espero que tenha super ajudado! 🙂

Texto publicado em março de 2014 no antigo blog Mil Linhas.

Anúncios

2 comentários sobre “Afinal, o que é uma câmera DSLR?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s