Projetos Paralelos

A nossa relação com o trabalho é cada vez mais surreal. Sobretudo para quem trabalha com algo ligado à comunicação, tecnologia e afins. Surreal porquê tem essa coisa de juntar tudo num pacote e se sentir trabalhador-delivery 24h. Eu, hein… Trabalho é importante, até porquê a gente passa a maior parte do dia nele. Mas a vida está para além disto.

minhavida

Eis que gente surge com o tal dos projetos paralelos. Muitas vezes para fugir da rotina e muitas vezes para desenvolver alguma habilidade ou gosto por algo que não foi nosso foco de vida. Até poderiam ser o projetos principais da vida, mas nem sempre é possível. Porquê no fim do mês todo mundo precisa mesmo é pagar suas faturas. E projeto paralelo nem sempre dá pra pagar faturinhas.

Tem gente que fala mal. Tem gente que fala bem. Eu os defendo com unhas e dentes.

1) faça atividades que te dão prazer.

Sou a favor da ideia do faça aquilo que você gosta. Mas sou totalmente contra àquela ideia de “amo meu trabalho e por isso trabalho 24h”. Cara, isso tá muito errado. Lazer é lazer e trabalho é trabalho. Nojinho daquele orgulho de “fiquei até mais tarde na agência fazendo uns jobs”.

Projeto paralelo não é para quem está frustrado no trabalho. Permita-se desenvolver alguma habilidade, praticar alguma atividade, fazer algo que no fim das contas pode até ser que vire o trabalho oficial da sua vida.  Mas acho mais legal o foco ser somente no prazer em fazer.

2) Deixou de ser projeto paralelo, caça outro.

Tem gente que consegue transformar os projetos paralelos em projetos principais da vida. Eu acho MASSA. Mas daí eu super recomendo buscar outro projeto paralelo. Porquê esses projetos  chamados paralelos te fazem respirar mentalmente. Daí que você não fica condicionado a ninguém que não seja você mesmo.

3) liberdade

Adoro comunicação, trabalho em um lugar dos sonhos e ainda assim tenho projetos paralelos. E muitos deles estão na mesma área. Até acontece de ter uma colaboração mútua. Projetos paralelos que dão vários insights para projetos oficiais, mas não se misturam.

Acho importante desenvolver atividades com toda nossa liberdade possível, sem ter que dar retorno a alguém que não seja a gente mesmo. Então sou super a favor dos projetinhos em que o chefe é a gente mesmo.

gostei_cansei

E isso vale pra coisas do tipo: fazer ballet e aprender o plié ou mesmo estudar o funcionamento de uma câmera e fotografar ou aprender outra coisa qualquer.

4) Problema não é tempo, nem dinheiro. pega essa lista.

Sempre dá pra fazer alguma coisa, gente. Fiz uma lista de coisas que você pode fazer (algumas em São Luis e outras de qualquer lugar do planeta com acesso à internet):

– Ballet no Odylo. Segundas e Quartas ou Terças e Quintas, horários entre 17h e 20h. Custa R$ 50,00 na turma da ter/qui. Eu faço, recomendo para todo mundo, é recreativo, o objetivo não é sair bailarina do Bolshoi.

– Blog de culinária para você se inspirar e fazer pratos deliciosos e sem frescura, recomendo este, este e este.

– Blog que ensina a desenhar, tem este, este e este.

– Blog que ensina técnicas de fotografia. Recomendo o Dicas de Fotografia para começar. Tem também o curso no Odylo, no Reviver, mas não sei valores e horários.

Maratuque Upaon Açu. Vai lá e aprende a tocar um instrumento, faça novos amigos. Tudo no pacote e free!

–  Rapel com o povo do Corpo de Bombeiros ali num prédio que tem no retorno da Cohama. Vai lá, faz uma vez com os amigos e se diverte. Custava uns R$ 15,00.

– Aprenda a andar de skate, investe em um e fala com o povo da pista de skate na Lagoa da Jansens. A galera do skate é muito companheira, todo mundo te ensina uns truques free e o povo é bem receptivo.

– Aprender a surfar. Até a última vez que eu fui numa escola na Litorânea custava R$ 25,00 para uma aula de uma hora. Testa, veja se gosta e depois fecha um pacote mais amigável.

Faça o que quiser.

Desista do que quiser.

Quem manda na nossa vontade é a gente. Ninguém tem que julgar coisa nenhuma. Bons projetinhos. 🙂

OBS: esse é meu segundo texto cagando regra pro leitor. Desculpa, gente. rs… Talvez eu melhore.

2 comentários sobre “Projetos Paralelos

Deixe um comentário

