Três aplicativos para começar a ser um viciado em organização

Tenho três grandes aptidões:

1) perder meus documentos uma vez por ano. (devo estar na 5ª via da tal segunda via do RG.)

2) dizer “próximo mês vou anotar tudo direitinho pra saber pra onde meu dinheiro tá indo” mentiras que a gente adora contar pra si o tempo todo!

3) criar to-dos pessoais que nunca fecho e que obviamente ficam abertas pra sempre. E é também no sempre que minha incompreensão sobre elas permanece.  Veja bem, veja muito bem:

Screen Shot 2015-03-19 at 00.47.15

Eu não lembro o que era pra fazer na metade delas. Não faço a menor ideia daqueles números. Não sei que xls no doc psd é esse. Nem quem é essa cebola poder. O crack com Yuri eu lembro, era apenas um serial de um programa. Lembrando: este blog é contra drogas e pirataria.

USANDO APLICATIVOS

Todo mundo encontra mil listas por aí de aplicativos bons para organização pessoal e blá, blá, blá… Pois é, mas eu gosto dessa coisa de recomendação de amigos porquê tudo parece ter mais credibilidade. Dependendo do gosto desse amigo, claro. E se você chegou até aqui é porquê é meu amigo em alguma instância e tudo indica que gosta de alguma coisa que eu digo, sei lá…

Minhas três recomendações são para iniciar uma vida adulta e responsável com os aplicativos. Mas tudo com calma, aos pouquinhos. Espero que ajudem alguém.

#um Mobills

Melhor aplicativo financeiro da vida de uma pessoa. Sério. No começo é difícil ser rigoroso com os cadastros de despesas e receitas, mas depois você acostuma e vê que é bem mais fácil do que ficar fazendo contas mentirosas na sua cabeça.

mobills

Aquelas mentiras assim: “posso comprar esse sorvete aqui com esse dinheiro do meu bolso porquê ainda tenho 10 reais na poupança do banco”. Quando é uma grande mentira, pois se você pensar direitinho vai lembrar que só tem 5 reais.

Destaco três coisas muito boas no Mobills:

1) você acompanha o app no celular e no desktop de uma forma bem fluida, com usabilidade muito boa e muito, muito, muito prático pra anotar rapidamente enquanto fica na fila do supermercado;

2) você cadastra suas despesas e receitas e as vincula com contas nomeadas conforme sua vida financeira (corrente, poupança e carteira, por exemplo) e seus cartões de crédito (hipercard e visa, por exemplo);

3) você acompanha em gráficos as categorias das coisas que mais está gastando no mês, ele te dá uns alertas de quase dizendo “não se iluda, vc não tem mais dinheiro”, daí você fica logo ligado nas suas contas pra pagar no mês seguinte. E para de gastar com aquele sorvete de 7 reais que somando todo dia faz um estraguinho nas finanças.

Eu uso a versão premium dele. Custa 60 reais por ano. É MUITO barato. Sai uns 5 reais por mês pra eu ter um controle muito melhor do meu dinheiro. Perfeito. Testa lá por 15 dias e vê se você gosta.

#dois Google Keep

Eu uso para anotações rápidas e aleatórias, tais como nome de filmes que descubro em conversas, preço de eletrônicos que vejo em lojas, ideias soltas daqueles momentos em que a gente fica sozinho no meio de um monte de gente sem saber pra onde olhar e normalmente esperando ninguém chegar, mas fingindo (sei lá porquê) que estamos esperando alguém.

Screen Shot 2015-03-21 at 16.48.56

Vantagens:

1) Já fica integrado com a conta Google. Dá pra acessar as notas no celular e no Desktop. Funciona offline tranquilamente.

2) Dá pra fazer to-dos, notinhas, gravações de audio, anexar fotos. É bem prático.

3) É free. É Google. Daí você já sabe que é amor.

OBS 1: Para anotações mais longas, eu recomendo o Evernote. Uso muito para organizar meus documentos ainda não perdidos. Dá pra tirar fotos dos documentos e deixar tudo guardado em cadernos. Dá pra salvar pdfs que você viu na web, textos, links, partes de matérias na web. Ele até consegue pegar texto de imagens. 🙂

OBS 2: Aplicativos para tasks, eu já usei uns 20 (um, dois, três, quatro…) e recomento muito um outro macete. Depois faço um post só sobre isso.

#três Pocket

Eu sou super desorganizada com links. Tenho favoritos no meu Safari, no meu Chrome, no meu PC da agência, em tarefas no Google, em email enviados de mim para mim mesma com o assunto “link legal ler depois” e por aí vai.

pocket

Eu tenho usado o Pocket e tento ser bem rigorosa. Tenho tido sucesso já algum tempo. Ele é free e as vantagens são:

1) Você consegue cadastrar tags relacionadas ao link. Super mais fácil encontrar depois. Inclusive na versão Premium que custa uns R$ 100,00 por ano eles salvam uma cópia da página que você guardou. Ótimo para ter acessos aos conteúdos que já saíram do ar.

2) Você pode cadastrar suas listas de links, tipo categorias dos links. Isso é ótimo para organização coleção de conteúdo para algum objetivo específico. Tipo Links do Trabalho, Culinária, Costura, Comunicação…

3) Ele tem compatibilidade com Deos e o mundo. Tem pra iOS, android, Chrome, galáxias e tudo mais. E então os links ficam definitivamente reunidos em um lugar de fácil acesso. Esqueça essa história de favoritos no navegador. Sério!

Pois pronto. Super recomendo começar com esses três para adaptação. Depois dá pra evoluir para mais apps. O importante é criar esse vínculo com o smartphone e ser  rigoroso com o ato de registrar os dados, links… 🙂

Anúncios

3 comentários sobre “Três aplicativos para começar a ser um viciado em organização

    • Larissa Régia disse:

      Oie! Eu também já usei o Any Do. Ele é ótimo e principalmente, lindo. (eu priorizo apps bonitos quase sempre) Mas depois de um tempo eu prefiro apps de tasks que estejam mais integrados com minha agenda, então passei a usar MUITO o Google Calendar. Depois vou fazer um post só sobre isso. Ah! O Keep e Evernote já me conquistaram com os lembretes de notas.

  1. Marcos Ramon disse:

    Gostei muito do post! No lugar do Pocket eu uso o Flipboard (pra organizar os links por temas) e o Instapaper (pra salvar artigos pra ler offline). Sei que são dois apps no lugar de um, mas como um tem integração com o outro e os dois funcionam bem com o Evernote, fica tudo bem prático. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s